Após a Série de Entrevistas com os secretários municipais apresentando um balanço das ações realizadas em 2021, o Prefeito, Ivan Guevara e o Vice-prefeito, Casca Silva, acompanhados da Secretária Geral de Governo, Rose Guevara, participaram de uma entrevista com repercussão nas emissoras de rádio e redes sociais. Projetando o ano de 2022, a entrevista começou tratando a respeito do orçamento, onde em recente reunião com o secretariado municipal foi divulgada a projeção que aponta um montante de R$ 77,8 milhões, registrando um aumento em relação ao orçamento do ano passado que chegou a R$ 65 milhões. Parte desse valor já está comprometido por lei com investimentos nas áreas da saúde, educação e pagamento dos servidores, mesmo assim, Ivan Guevara, ressalta que a gestão tem buscado trabalhar de maneira organizada para proporcionar investimentos, sendo o ano de 2021 o exemplo, já que com esforço e compromisso da equipe de trabalho foi possível honrar com todos os compromissos financeiros. Com essa projeção orçamentária foi possível concretizar a reposição salarial dos servidores, chegando a 11,5% e um reajuste de R$ 15,00 no Vale Refeição.
O atrativo para novos investimentos para Arroio Grande é a tônica do trabalho dos administradores do município, por isso deve-se manter a política de captação de recursos junto as esferas estadual e federal, política que de acordo com o Vice-prefeito, Casca Silva, tem refletido em resultados concretos com investimentos já efetuados. Só da viagem realizada a Brasilia em 2021, já foi garantido R$ 3 milhões que serão investidos na construção de uma creche, ampliando dessa forma a Educação Infantil no município. Dentro das projeções, em 2022 o Executivo Municipal anuncia a entrega do 3º Restaurante Popular e a ampliação do Programa Minha Casa, Meu Lar, projeto habitacional que tem sido referência para a região.
“O Futuro passa por Arroio Grande”
Esse tem sido o pensamento dos gestores municipais para buscar novos investidores para, já que de acordo com o Prefeito, várias empresas tem demonstrado interesse em se instalarem em Arroio Grande, algumas já em processo bem avançado. Para isso a Gestão Municipal busca adaptações na infraestrutura da cidade viabilizando concessões e a estruturação da matriz energética.
A informação é que já há R$ 5,5 milhões em recursos já licitados e que serão investidos ainda esse ano em obras de infraestrutura, aquisição de veículos e desenvolvimento de projetos sociais. As pautas regionais são consideradas primordiais para a atração desses novos investimentos, por isso, Casca Silva cita o envolvimento do município na construção da Hidrovia do Mercosul, projeto que passa por Santa Isabel e que também tem atraído o olhar de empresários para a região com a possibilidade de execução da obra, a Secretária Geral de Governo, Rose Guevara, ainda cita a reativação da Balsa de Santa Isabel, demanda considerada antiga mas que está próxima de uma solução e que também abre possibilidades para projetos futuros, declara Rose. Em relação aos nomes do secretariado municipal para 2022, Ivan Guevara informou que não haverá mudanças ressaltando a unidade do grupo, atributo considerado o diferencial para o bom andamento do trabalho.
Foto: Marcela Soares