NUM MUNICÍPIO QUE SE ORGULHA DE TER NO AGRONEGÓCIO A SUA PRINCIPAL FONTE DE ECONOMIA A BUSCA POR MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DAS ESTRADAS E ACESSOS ÀS PROPRIEDADES PRECISA SER PRIORIDADE SEMPRE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". (Prefeito Ivan Guevara, sobre investir recursos municipais em obra no interior).
A evolução dos implementos agrícolas que trouxe vantagens significativas para os resultados da produção no campo, com o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e a comercialização mais eficiente, por outro lado, fez surgir um problema quando o assunto é a logística de transporte nas estradas vicinais com máquinas e implementos que praticamente dobraram o porte de estrutura com os esses avanços tecnológicos. Nos anos sessenta as antigas colheitadeiras tinham capacidade para colher, em média, cerca de 500 sacas de 60 quilos de soja por dia e eram consideradas um grande avanço tecnológico nas lavouras, máquinas que trafegavam tranquilamente por boeiros e pontes do nosso interior rural, cujas estradas foram projetadas para a realidade da época. Construída há décadas sobre o arroio Chasqueiro, a velha ponte de madeira, cuja utilização está comprometida por tudo isso que falamos sobre a trafegabilidade de novas máquinas agrícolas e grandes caminhões que fazem o escoamento das safras, é um exemplo que começará a ser mudado em breve com a construção de uma moderna galeria no local, substituindo a estrutura de madeira da ponte.
O assunto começou a ser tratado em reunião no Gabinete do Prefeito Ivan Guevara com participação de produtores rurais, Sindicato Rural e COODIC - Cooperativa dos Proprietários do Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro - buscando somar esforço para que a obra torne-se realidade ainda neste último semestre de 2022. A prefeitura, através da secretaria de Obras, forneceria mão de obra e aquisição de material para a galeria e para o aterro em cerca de um quilômetro de estrada de acesso a atual ponte onde são constantes os alagamentos com as cheias no local. A COODIC juntamente com alguns produtores, na parceria para a construção da obra, disponibilizaria maquinário para a dragagem do arroio que com o grande assoreamento não permite o fluxo normal das águas.
A necessidade da substituição da velha ponte de apenas 3,5 metros de largura é uma antiga reivindicação dos produtores da região que se utilizam da referida estrada para a retirar a produção das lavouras da chamada zona baixa do município. O novo projeto prevê a colocação de aduelas de concreto que serão adquiridos através de licitação pública, transformando a dimensão da passagem em 7 metros de largura. A expectativa era que uma emenda parlamentar pudesse cobrir o custo do projeto, entretanto, a falta de empresas interessadas na execução da obra e entraves burocráticos na esfera federal, acabou fazendo com que o prazo expirasse. A importância da substituição da ponte é tratada com prioridade pelo Prefeito Ivan Guevara que avalizou o investimento com recursos municipais, determinando a abertura de licitação para compra do material. A secretaria de Planejamento e Urbanismo elaborou e apresentou o projeto para os produtores que se mostraram otimistas com a realização da nova obra, facilitando a trafegabilidade com segurança. Além da substituição da ponte por aduelas de concreto, em cerca de um quilômetro de estrada de acesso ao arroio, após levantamento topográfico, será construído um aterro com colocação de boeiros para drenagem das águas evitando o alagamento que é outro problema comum no referido trecho da localidade.