A noite da última sexta-feira (05), marcou a Educação arroio-grandense com a entrega do Prêmio Rui Vitória. Realizada anualmente, a cerimônia busca premiar os professores da rede de ensino que durante o ano se destacaram com atividades relacionadas a projetos desenvolvidos junto aos seus alunos. Por conta da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação também buscou a inovação do prêmio, e neste ano de 2021, foi oportunizado aos Professores apresentarem o projeto escrito e vídeo explicativo sendo a cerimônia transmitida em live através das redes sociais.
O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Maria Angélica Afonso Cardozo que abriu o cerimonial compartilhando um pouco da trajetória do Professor Rui Vitória, o Vice-prefeito e autor do Projeto de Lei ainda quando era vereador, Casca Silva também se fez presente no evento acompanhado do Prefeito, Ivan Guevara, Secretária Geral de Governo, Rose Guevara, representante do Legislativo Municipal, Vereador, Lizandro Araújo e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Elis Regina Caetano.
Para essa edição o Prêmio Rui Vitória contou com seis projetos inscritos que concorreram nas categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais e foram avaliados por uma comissão externa. Após a apresentação e certificação dos participantes os projetos vencedores foram os seguintes: Rosa Helena Domingues Martins, categoria Ed. Infantil representando a E.M.E.F. Presidente João Goulart com o Projeto Desafios da Educação Infantil nas aulas remotas e síncronas. Roberta Medeiros Cardozo, categoria séries iniciais, representando a E.M.E.F. Presidente João Goulart com o projeto Um olhar para o futuro. Cleiton de Morais Cardozo, categoria séries finais representando E.M.E.F. Visconde de Mauá e a E.M.E.F. Silvina Gonçalves com o projeto A educação física através de recursos tecnológicos e exercícios práticos ajudando no enfrentamento da pandemia.
Sobre Rui Vitória:
Nascido em outubro de 1944, em Arroio Grande, Rui Quadrado Vitória foi um conhecido professor de português que obteve destaque na cidade em razão do seu apurado gosto pela arte, pela história e pela cultura de um modo geral. Rui Vitória esteve, com certeza, à frente da sua época, e é para todos professores um exemplo a ser seguido.