A programação da Semana Farroupilha Solidária de Arroio Grande teve seu início na noite desta última quinta-feira (14), em cerimônia realizada no Acampamento Farroupilha. Com a presença de representações dos piquetes e da comitiva que buscou a Chama Crioula no município de Pinheiro Machado, autoridades do Executivo e Legislativo Municipal e Brigada Militar, o cerimonial começou com a chegada da Chama até o Acampamento Farroupilha trazida pelos cavalarianos direto da Brigada Militar.
Após a apresentação da Banda Municipal, os Coordenadores da Cavalgada Airton Vargas e Vitor Matos, agradeceram a todos que participaram do desafio que foi conduzir o símbolo máximo do tradicionalismo até o município. Representando o Legislativo Municipal, o Vereador Lili Araújo (PSDB), manifestou sua solidariedade aos atingidos pelas enchentes, convidando a população durante a realização do evento, a colaborar com a campanha de arrecadação de donativos. A Secretária de Cultura, Anelize Carriconde, fez menção da importância das entidades tradicionalistas na construção da programação e na manutenção dos festejos, ressaltando o sentimento de unidade entre a comunidade e todos que são atuantes no fortalecimento e na reconstrução do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade foi realizada a titulação da Prenda Mirim do Acampamento Farroupilha- Lara Cardozo da Silveira e da Prenda Juvenil- Isabela Costa, vencedoras do Concurso realizado dentro da programação na última terça-feira (13). Finalizando o cerimonial, o Prefeito Ivan Guevara, ao saudar os presentes, demonstrou solidariedade aos atingidos pelas enchentes no município, exaltando a mobilização da população em ajudar os que precisam, demonstrando o sentimento de um dos ideais farroupilhas “a humanidade”. “Estamos mantendo a programação dos festejos com responsabilidade, não descuidando de dar a assistência necessária para a nossa comunidade”- finalizou o líder do Executivo Municipal.
Após as autoridades e os representantes das entidades tradicionalistas, conduziram a Chama Crioula para o Galpão de Rondas. A primeira noite de atrações contou com a apresentação do cantor Luiz Marenco e Show Baile com a Banda Portal 4.