Uma iniciativa envolvendo o Setor de Nutrição da Prefeitura de Arroio Grande, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio Grande deu início ao projeto de inserção da carne ovina no cardápio da merenda escolar. Através do trabalho do Sindicato, foi feita a organização dos produtores interessados em ofertar o produto, passando posteriormente pela EMATER, responsável pela elaboração do projeto. Após a organização burocrática, a equipe da Secretaria Municipal de Educação ficou responsável pela realização do Chamada Pública para os interessados no fornecimento da carne.
A Administração Municipal já adquiri produtos oriundos da Agricultura Familiar local cumprindo as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fomentando a cadeia produtiva local. A expectativa é que com a possibilidade da inserção de carne ovina no cardápio das escolas, a Pecuária Familiar também alcance bons índices de desenvolvimento em Arroio Grande, já que há um mercado emergente e com grande potencial a ser explorado no município. Somado a isso, a carne pode ser usada em muitas receitas e o próprio modo de preparo e conservação da carne viabiliza a utilização dela nas escolas.
Do ponto de vista nutricional, a carne ovina também é saborosa, macia e suculenta e se destaca por seu valor, uma vez que contém aproximadamente 9,5% de lipídios, sendo considerada uma excelente fonte de proteína de elevado valor biológico pela disponibilidade e digestibilidade de aminoácidos essenciais.
Inserção nas Escolas Municipais
O processo de oferta do alimento no cardápio da merenda escolar, começou com um treinamento com os merendeiros durante o mês de novembro, com objetivo de treiná-los para o preparo e o uso da carne de ovelha. Também foi realizado um teste de aceitabilidade para avaliar a receptividade por parte dos alunos. Após isso o produto já passou a ser inserido no cardápio das escolas. A carne é entregue já processada e embalada para as escolas, pronta para o preparo.
Somado aos benefícios nutritivos, a expectativa é que mais produtores se somem ao projeto, desta forma fortalecendo economicamente a produção de ovinos no município. Em um primeiro momento serão contempladas seis escolas da rede municipal nas turmas de Ensino Fundamental, totalizando 693 alunos.