A programação da Semana Consciência Negra desse ano, realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, em apoio às Organizações da Sociedade Civil ligadas ao Movimento Negro de Arroio Grande, teve em sua pauta arte, história, religiosidade, resgate, e homenagens.
No dia 15 de novembro a Associação Religiosa Afro Umbandista Arroio-Grandense – ARAUAG realizou a Caminhada da Umbanda pelas ruas da cidade em homenagem a esse dia nacionalmente comemorado.
No dia 16, o Museu Visconde de Mauá, em parceria com a professora Maristela Corrêa, realizaram a apresentação da Pesquisa sobre a criação da Banda Farroupilha em lindo momento na praça Central (Maneca Maciel).
Já no dia 19 de novembro, foi realizada a Feira das AfroArtes em frente ao Ateliê da Laje – Fundação do Artista Plástico Zé Darci, contando com artesanato, música, dança e muitas histórias.
Por fim, a culminância das atividades se deu na noite de 20 de novembro, com o lançamento do livro “O solo da Liberdade” – do autor Jônatas Marques Caratti, importante obra que traz o movimento escravagista na fronteira Brasil/Uruguai, realizado na Biblioteca Pública Municipal e, concomitantemente, a terceira edição do Troféu Ubuntu – Realizado pelo Movimento Negro de Arroio Grande, Liga das Escolas de Samba - LESAG, Associação Religiosa Afro Umbandista-ARAUAG, Ponto de Cultura Axé Raízes -Clube Guarani, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, Secretarias Municipais de Cultura e de Educação.
Foi uma noite de reconhecimentos e homenagens. O Troféu Ubuntu – que teve esse ano a Patronesse Adriana Garcia Corrêa – teve a Homenagem de Reconhecimento UBUNTU/2023
Professora Márcia Eugênia Caetano Costa, Assistente Social Sabrina Gonçalves, Taxista Silvio Rogério Silveira de Souza e cujos indicados pelas entidades foram:
LESAG - Sérgio Figueiredo Matos
ARAUAG - Maria Isabel Lemos Gonçalves
GUARANI - Ana Luíza Lucas Lemos
COMPIR - Maria Cláudia da Silva Abreu
SECULT - Deivid Machado
SME - Amanda Caetano
UBUNTU - Sônia Beatriz Pereira