Dentro do balanço do trabalho apresentado pelos secretários municipais de Arroio Grande nesses últimos 11 meses de governo, o próximo entrevistado é o responsável pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Muñoz.
À frente do cargo desde 2019, Muñoz atua de maneira técnica e apolítica buscando manter uma dinâmica de trabalho para cumprir os projetos viabilizados pela gestão municipal. Em relação ao planejamento do município, o secretário destaca que as últimas gestões estão “pagando a conta” por irregularidades e pela falta de planejamento, principalmente no que diz respeito a situação dos loteamentos, para isso busca manter um cronograma financeiro e físico que obedece junto ao Ministério Público para remodelar a estrutura.
Pensar a cidade para o futuro é o grande desafio que vem sendo executado, para isso busca-se um trabalho integrado com as demais secretarias, viabilizando a captação de recursos. O maior desafio colocado pelo secretário, diz respeito a funcionalidade da pasta que carece de um número maior de funcionários para se somarem a equipe, o que compromete, de certo modo, a fiscalização na parte de obras e do cumprimento do código de obras e posturas, pontos considerados essenciais para o entendimento da comunidade quanto ao processo de desenvolvimento dos espaços físicos do município em concordância com a lei.
A organização no planejamento tem facilitado a captação de recursos, para isso Eduardo Muñoz cita algumas obras que estão sendo projetadas, como a revitalização dos acessos ao município, a continuação das melhorias da infraestrutura do aeródromo municipal, já com 13 hangares sendo reservados por empresas que desejam utilizar a estrutura. Algumas obras estão em fase de projeto como a reforma da Praça Getúlio Vargas, construção da Praça do Ginásio Municipal Gita, revitalização da Av. Nossa Senhora da Graça e Av. Maria Pereira das Neves, Praças e Parque Verde, reforma da Policlínica, melhorias na iluminação pública, construção de faixas elevadas e a revitalização do Balneário da Ponte com a construção de uma passagem molhada, como alternativa de trafegabilidade para a reforma da Ponte Carlos Barbosa. Em execução são destaques as obras de reforma do Pronto Atendimento Municipal e a revitalização da Orla de Santa Isabel.
Mesmo sendo uma secretaria que oferta um trabalho técnico dentro da gestão, alguns serviços são ligados diretamente a comunidade, como no caso do Cadastro Imobiliário que possui informações descritivas das propriedades imobiliárias públicas e particulares do município, regularização de obras e zoneamento para empresas que desejam se instalar na cidade. Já na parte de Obras e Posturas é feita a fiscalização de terrenos sujos, apreensão de animais, regularização de obras e obstrução do passeio.
“ A satisfação de ver um obra planejada sendo concluída é imensa, principalmente ao ver os benefícios refletidos junto à comunidade”- declara Muñoz.