Através do trabalho dedicado dos profissionais do Departamento de Informática da Prefeitura de Arroio Grande, o Executivo Municipal tem investido significativamente no sistema de videomonitoramento, visando melhorar a segurança pública no município.
Atualmente o sistema está equipado com 13 câmeras de alta resolução, que possuem capacidade para filmagem noturna e monitoramento em tempo real, operado a partir de uma central instalada na Brigada Militar. Esse recurso tem sido essencial para auxiliar em investigações e no monitoramento das atividades da corporação.
As imagens capturadas pelo sistema são de uso exclusivo da Brigada Militar e só podem ser cedidas mediante decisão judicial. Recentemente, uma nova câmera foi instalada na esquina das ruas Dr. Monteiro e Marechal Floriano, um local estratégico devido à grande movimentação e à realização de eventos na região central da cidade. O aprimoramento do monitoramento nessa área é fundamental para prevenir possíveis delitos.
O sistema de videomonitoramento foi inicialmente implementado com recursos destinados pelo Poder Judiciário, provenientes das Penas Pecuniárias, e sua ampliação tem sido executada com recursos próprios da Administração Municipal.