Em 2022, o Canil Municipal de Arroio Grande passou por reformas significativas, transformando-se em uma referência para a região. Com 10 baias de alvenaria, o espaço foi aprimorado para garantir um ambiente mais adequado aos animais. Em um esforço contínuo para promover o bem-estar animal, a Administração Municipal prosseguiu com investimentos, construindo e adaptando novas baias para cães.
A nova estrutura é composta por dois módulos, totalizando mias 10 baias, representando uma evolução no serviço prestado. Cada baia foi equipada com piso revestido, comedouros de alvenaria, sistema de água automático nos bebedouros e camas em paletes de plástico. Além disso, o Bloco Cirúrgico foi estruturado, seguindo as normas de padronização exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O Médico Veterinário Matheus Motta, Responsável Técnico, destaca que o Canil Municipal não só melhorou fisicamente, mas também se tornou um modelo para o Estado. A ampliação possibilitou a separação adequada entre fêmeas e machos, filhotes, animais em quarentena e em tratamento, visando a padronização total da estrutura até o final do ano.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Viríssimo de Britto, destaca que além da parte estrutural, a atual gestão preocupou-se em profissionalizar o serviço ofertado, Atualmente o Canil Municipal conta com o trabalho de dois Médicos Veterinários concursados com dedicação exclusiva ao Canil, além de um veículo que serve para o recolhimento e entrega dos animais. “É importante que se diga que todos os investimentos neste local, foram viabilizados com recursos próprios e aqui ressalto a importante parceria com a Câmara de Vereadores, principalmente dos Vereadores Neto Pereira (PDT) e Guigo (PDT), que são ativos na busca de melhorias para o serviços que ofertamos”- declara o secretário.
Na manhã da última sexta-feira (26), o Prefeito Ivan Guevara visitou as novas instalações e em entrevista manifestou o sentimento de satisfação com os investimentos realizados no canil, declarando que o esforço empreendido pela Gestão Municipal tem representado um grande avanço na padronização dos serviços refletindo em benefícios para a comunidade.